sábado, 25 de agosto de 2012

O Livro.


Ainda que algumas pessoas se julguem uma ilha (e ninguém o é – ao menos, para John Donne), a vida está interconectada.
 
As conexões entre os acontecimentos que nos cercam muitas vezes nos passam despercebidas e, mais ainda, as conexões entre os lugares que visitamos.
 
Foi pensando nisso que escrevi o Conexões Nordestinas. 
 
Quando atinei que um personagem que é considerado herói na Bahia, pode ser transformado em um monstro no Ceará, tive a ideia de contar histórias parecidas, e quando me contaram que um representante da Ditadura Vargas, oriundo de Pernambuco, teria sido substituído, em uma suposta briga que nunca existiu, por sua cria, nascida no Maranhão e representando a Ditadura Militar, estava composto o texto que faltava para mostrar a interconexão entre os estados nordestinos.
Neste percurso, passei por história de cangaceiro que virou santo, filho que virou monstro, mulher que virou cadela, família que virou números... Curiosidades da história do Nordeste, mas que não são conhecidas de todos os nordestinos (algumas, eu só conheço hoje porque resolvi contá-las).
 
O livro não tem a pretensão de ser um estudo histórico: é contato na forma de conversa, entre personagens que se encontram ao acaso. Algumas das histórias são lendas, outras são relatos fieis do que pesquisei e outras, ainda, são relatos romanceados de casos reais.
 
Enfim, o que posso dizer do livro?
 
Está quase pronto.

E o que falta?

Falta você ler, comentar e contar para outras pessoas.

Assim a história se completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário